Como diz aquela famosa frase "seria cômico não fosse trágico". Eu na minha infinita estupidez achei durante anos que a condição financeira era um fator determinante no que se referia aos bons modos, costumes e educação. Como eu sou bobinho, fui, por acreditar nisso.
Ontem estive no aeroporto de Curitiba, o Afonso Pena, e por desgraça minha tive que esperar durante cinco horas o meu voo. Enquanto esperava decidi fazer o meu chek-in. Na ida havia feito tudo online, prático, rápido, e como não tinha bagagens a despachar foi melhor ainda. Mas na volta , como ia dizendo, tive de fazer o check-in, e enquanto estava na fila de um totem que se encontrava na frente dos caixas da Gol uma senhora super simpática (não, não era), e educada (logo verão que não era isso também) se aproximou de uma das atendentes da Gol (pobre menina) e perguntou se aquela fila, que já deveria ter umas 20 pessoas, era a fila para o check in. A atendente respondeu positivamente, mas esta senhora logo mostrou sua cultura, sua riqueza, sua educação, ou falta dela, e começou a gritar que aquilo era um absurdo, que ela estava ATRASADA (guardem isso aqui) e tinha que fazer logo o check-in pro voo dela. Irritada com a atendente, logo do alto de sua riqueza e poder social perguntou o nome da pobre alma que atendia o pessoal, e a esta já irritada, não por menos, pegou o seu crachá e mostrou bem próximo para a mulher ver. A senhora , educadíssima, saiu ciscando, sim ciscando, para fazer uma queixa formal. O tempo passou e passou, e eu na fila estava lá, mas o totem teve um problema e tive que ir para o outro lado onde haviam 4 totens (burro eu que não vi logo isso e fui pra lá :P ), chegando lá encontro a mulher que ia pra Brasilia perguntando a um moço do atendimento já que tinha feito a queixa e a quem deveria entregar. O moço, calmo e sereno, disse - a mim senhora. Ao que a super educada responde "é porque eu já perdi o meu voo para Brasilia". E o moço diz, "essa que vai sair daqui a x minutos?". E ela, percebendo o tamanho de sua imensa e infinita estupidez sai toda contrariada.
Resumo da história, ela chegou atrasada para o voo dela, mesmo sabendo que deve chegar uma hora antes para fazer o check in e despachar as malas. Ela poderia ter esperado como todos os outros para fazer o seu check-in de forma calma e pegar o seu voo, mas preferia agir como uma idiota e denunciar a atendente que estava lá apenas fazendo o seu trabalho. Ela perdeu o voo, mas não foi por culpa da cia aérea, foi por culpa dela mesma.
Como se não bastasse a senhora educada de Brasilia, havia também na fila logo atrás de mim um senhor muito chique, com os seus 40 e tantos anos, muito bem arrumado, pele linda, cabelo bem cortado, um típico homem rico, digamos assim. Com o demorar da fila e o crescer da mesma o homem foi perguntar a atendente ordenar a atendente para que deixasse ele passar para os caixas, afinal ele não podia ficar numa fila como todo mortal normal :P. A atendente o ignorou, e gente rica, de alto poder aquisitivo não pode jamais, eu disse jamais ser ignorada. O óbvio aconteceu, ele xingou a pobre atendente, que estava mesmo em um dia de má sorte. "Sua imbecil, olhe pra mim estou falando com você, sua imbecil...".
Essas duas pessoas assim como eu, poderiam ter feito o check-in online, imprimido o seu ticket e embarcado de leve na neve, mas por desconhecimento talvez, vou dar a eles essa colher de chá, não o fizeram. Mas não existe razão no mundo para que se justifique o fato deles terem exagerado contra a pobre atendente. Eu realmente sou um otário por achar que gente rica é mais educada e rica também culturalmente. Definitivamente isso é lenda urbana. O alto poder aquisitivo apodrece o cérebro de algumas pessoas, infelizmente.
Por fim, lembro que à todo cidadão é dado deveres e direitos, não adianta cobrar direitos sem efetuar os seus deveres, pensem nisso, talvez o mundo se torne melhor quando as pessoas tomarem conhecimento dessa realidade.
sexta-feira, 30 de março de 2012
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